Resident evil

O Nosso objetivo é fazer com que o leitor fique por dentro das novas notícias da grande série de game que é Resident evil.
Desejo que se sintam confortáveis e felizes vendo o nosso conteúdo.

Resident evil 3

"28 de setembro, manhã. Os monstros tomaram conta da cidade. De alguma forma... ainda estou viva".


     Jill Valentine pensava ter deixado de ser assombrada pelos acontecimentos da mansão nas Montanhas Arklay mas em Raccoon City, percebe que o pesadelo ainda persiste. A cidade parece estar sendo tomada pelo t-vírus, e cada vez mais, tudo parece estar completamente fora de controle. Jill passa a agir por conta própria na esperança de reencontrar seu amigo Chris Redfield, que se dirigiu à Europa para investigar a sede da Umbrella. No entanto, os zumbis que tomam conta da cidade se mostram um empecilho para o objetivo de encontrar seu parceiro. Os mortos-vivos, porém, não são nada perto da arma biológica mais perfeita produzida até então: Nemesis. A história se passa no dia anterior aos acontecimentos de Resident Evil 2 e é finalizada um dia depois.

     O jogo segue a tradição dos anteriores. Os cenários e o clima tenso e sombrio se mantêm bem semelhantes aos de Resident Evil 2. Apesar da história se passar antes, é notada uma evolução na questão visual, com gráficos mais detalhados, de aspecto mais suave e realista. A jogabilidade se mantém semelhante, mas alguns diferenciais merecem destaque, como por exemplo, o “auto-aiming” (mira automática) - o que ajuda muito evitando o desperdício de munição – e a esquiva especial que o personagem realiza quando é atacado de perto. Outro ponto interessante em Resident Evil 3 são as várias combinações possíveis de tipos de pólvoras encontrados durante o jogo, que produzem diferentes munições para as armas. O que pode aumentar a tensão nos iniciantes é a surpresa de ter que tomar uma decisão em momentos importantes do jogo, principalmente quando Nemesis aparece. As conseqüências de cada escolha são imprevisíveis, o que torna o game diferente caso o jogador queria repetir a dose.


PERSONAGENS:

Jill Valentine
Idade: 23 anos
Altura: 1,66m
Peso: 50,4kg
Tipo sanguíneo: B      Jill permaneceu em Raccoon City investigando a Umbrella após o incidente na Mansão Spencer e foi surpreendida pelo espalhamento do vírus na cidade. Agora, ela tem que tentar fugir do local enquanto se protege das criaturas formadas com o vírus e de Nemesis T-Type, um Tyrant enviado pela Umbrella para eliminar todos os membros remanescentes dos S.T.A.R.S.

Carlos Oliveira
Idade: 21 anos
Altura: 1,82m
Peso: 83kg
Tipo sanguíneo: O      Carlos é membro da unidade Delta A da U.B.C.S. Quando a situação de Raccoon torna-se incontrolável, ele encontra Jill e os dois trabalham juntos para sobreviver. Inicialmente, mostra-se um rapaz um tanto arrogante e até de caráter duvidoso, mas torna-se fundamental para salvar a vida de Jill e também para a fuga dos dois.

Nicholai Ginovaef
Idade: 35 anos
Altura: 1,87m
Peso: 102kg
Tipo sanguíneo: A      Nicholai é o comandante da equipe Delta Platoon D da U.B.C.S. É nativo da Rússia e atua desde a Guerra Fria. Durante as operações em Raccoon City, ele recebeu algumas tarefas de caráter confidencial, as quais não foram reveladas ao resto da equipe.

Mikhail Victor
Idade: 45 anos
Altura: 1,78m
Peso: 98kg
Tipo sanguíneo: A      Mikhail está no comando da unidade Delta Platoon da U.B.C.S. Nativo da Rússia, atuou no exército vermelho, e como mercenário da Umbrella, liderava uma equipe de 30 homens. Em meio ao caos em Raccoon City, ele é ferido e se abriga em um bonde.

Brad Vickers
Idade: 35 anos
Altura: 1,74m
Peso: 60,8g
Tipo sanguíneo: O      Brad esteve na missão nas montanhas Arklay e permanece em Raccoon City enquanto a cidade foi tomada pelo T-vírus. Agora, ele corre o mesmo perigo que Jill, sendo perseguido por Nemesis.

 
Faca

Descrição: Faca comum usada pra auto-defesa.
Alcance:muito curto.
Poder: mínimo
Observações:
- É a única coisa a que se pode recorrer quando a munição acaba, o que raramente acontece.
- É a arma mais fraca e tem dano pouco significativo mesmo se você for um jogador experiente.


Handgun

Descrição: Pistola feita para os S.T.A.R.S. Utiliza balas de 9mm.
Alcance: médio.
Poder: baixo.
Observações:
- Nada muito diferente das handguns dos outros jogos.
- Possui a maior quantidade de munição disponível.
- Boa no começo do jogo e com inimigos mais fáceis de derrotar.


Shotgun

Descrição: Benelli M3S. Arma de fácil manejo e de carregar, usa cartuchos de 12mm.
Alcance: curto.
Poder: médio-alto.
Observações:
- O espalhamento do tiro é ótimo para matar zumbis em grupo.
- Não atire nas pernas dos zumbis, a maioria vai se arrastar para agarrar seus pés.
- Mire para cima, bem próximo de um zumbi e você conseguirá explodir a sua cabeça, como com a Magnun.
- Se encontrar Nemesis, mire para cima, próximo ao monstro para explodir sua Rocket Launcher.


Grenade Launcher

Descrição: Lança-granadas Hk-p. De pequeno tamanho e de uso especial da polícia, usa granadas comuns, de fogo, ácidas ou de gelo.
Alcance: médio-longo.
Poder: médio-alto.
Observações:
- Muito boa em todas as situações, matando a maioria dos inimigos com um só tiro.
- O manejo pode ser um pouco lento, então evite usar contra inimigos muito ágeis e rápidos.


Magnum

Descrição: S&W M629C. Grande revólver de aço inoxidável. Modelo clássico com pesos distribuídos para diminuir o recuo. Utiliza balas .44.
Alcance: longo.
Poder: alto.
Observações:
- A arma mais poderosa do jogo depois da Rocket Launcher.
- Mata a grande maioria dos inimigos com um tiro apenas.
- Possui munição bem limitada, use sabiamente, principalmente quando precisar matar inimigos com um tiro só.


Merc’s Handgun

Descrição: SIGPRO SP2009. Constituída na maior parte de plástico, sendo muito leve. Usa balas de 9mm. É a pistola encontrada no inventário de Carlos, parecida com a pistola de Jill, só o visual é diferente.
Alcance: médio.
Poder: baixo.
Observações:
- Boa com inimigos mais fáceis de derrotar, principalmente zumbis.


Mine Thrower

Descrição: protótipo de arma criada pelo departamento de armas da Umbrella. Utiliza balas especiais equipadas com sensor, que as detona depois de um determinado tempo. Você a encontrará no salão principal da Clock Tower, perto de um cadáver, no modo Hard.
Alcance: médio.
Poder: médio-alto.
Observações:
- Não a desperdice em inimigos fáceis, como zumbis; prefira usar em aranhas e brain sukcers.
- Cuidado para não ser atingido pela explosão.
- Atire diretamente no inimigo, evite acertar paredes ou o chão, para obter dano máximo.


Assault Rifle M4A1

Descrição: Pode ser usada no modo manual, que dispara três tiros por vez, ou automática, que dispara durante todo o tempo em que o gatilho permanecer pressionado. É útil para iniciantes e para quem gosta de atirar.
Alcance: longo.
Poder: médio-baixo/tiro.
Observações:
- Possui a desvantagem de as balas terminarem muito rapidamente, então, use com cuidado.


STI Eagle 6.0

Descrição: STI EAGLE 6.0. Arma customizada feita para competições. Utiliza balas de 9mm. Obtida pela combinação das partes A e B da Eagle.
Alcance: médio.
Poder: médio-baixo/tiro.
Observações:
- Você pode conseguir as duas partes de duas formas, no modo Hard:
A) No restaurante, quando Nemesis entrar, escolha a segunda opção (esconder-se na cozinha) e após a explosão, examine o corpo do monstro para conseguir a parte A. Na varanda do Clock Tower, escolha a segunda opção (usar o fio). Examine o corpo e pegue a parte B.
B)Enfrente Nemesis duas vezes e pegue as duas partes.
- Apesar de utilizar balas comuns de pistola, possui dano maior e os tiros são mais rápidos.
- É possível explodir a cabeça de zumbis se você mirar para cima, quando estiverem próximos.


Western Custom (M37)

Descrição: Equipada com sistema especial de recarregamento e é efetiva no combate de curta distância. Utiliza cartuchos de 12mm para Shotgun.
Alcance: curto.
Poder: médio-alto.
Observações:
- Para consegui-la, você deve combinar as partes A e B, matando Nemesis cinco vezes, após ter pego a Eagle e os Kits de primeiros socorros.
- Basicamente, segue o mesmo caso da Eagle, é a uma Shotgun com maior efeito de dano e é mais eficiente pela rapidez.


Gatling Gun

Descrição: Arma poderosa que permite que você dispare várias balas em um só toque no gatilho.
Alcance: longo.
Poder: alto.
Observações:
- Para conseguir esta arma, você deve comprá-la no mini-game extra, acumulando pelo menos $3000.
- Evite usá-la contra inimigos muito ágeis, como Hunters, pois é uma arma lenta para iniciar os disparos.


Rocket Launcher

Descrição: M66 Rocket Launcher. Arma antiga, mas muito poderosa.
Alcance: longo.
Poder: altíssimo.
Observações:
- A arma com maior poder de dano do jogo, mata todos os inimigos com um só tiro, exceto Nemesis, que morre com dois tiros.
- Possui design idêntico ao de Resident Evil 1.
- Possui a desvantagem de ser lenta para atirar.
 
 
INIMIGOS:
 
 
Zumbi

     Membros da população de Raccoon City e policiais que foram infectados com o vazamento do T-vírus das instalações da Umbrella Corporation. São lentos e não possuem inteligência alguma, vagando apenas em busca de carne. Quando aparecem sozinhos ou em dupla, a pistola é a melhor arma para combatê-los. Quando o grupo começa a aumentar, dê preferência ao uso da Shotgun, você derrubará vários com poucos tiros. Quando houver espaço suficiente, desvie deles para economizar munição.


Zombie Dog

     Ao contrário das armas biológicas presentes nas instalações da Umbrella em Arklay, estes cães são Dobermans oriundos da delegacia de Raccoon City. Os animais foram infectados a partir da ingestão de comida infectada e sofreram mutação. São rápidos, mas seus movimentos e saltos são previsíveis. Quando se deparar com cães, prefira atirar no momento em que eles partem para atacá-lo. As chances de acertá-los são maiores e você economizará munição. A pistola é mais do que suficiente para derrotá-los; a shotgun facilitará sua vida caso estejam em grupo e você tenha munição extra.


Crow

     Muitos corvos habitam a floresta nos arredores de Raccoon City e passam a vagar pela cidade em busca de alimento após a infecção. Assim como nos outros jogos, não se preocupe com os corvos. Geralmente aparecem em grupo perto de cadáveres ou saem de dentro de locais através das janelas, quebrando os vidros. Não gaste munição com eles.


Sliding Worms

     A Sliding Worm é uma larva proveniente de ovos da Grave Digger. Possuem um corpo elástico e flexível, e presas afiadas em suas bocas. Se alimentam de sangue, e atacam suas vítimas dando saltos e usando suas presas. São pouco resistentes e morrem com poucos tiros de Handgun. O mais eficiente é simplesmente desviar delas e economizar munição.


Giant Spiders

     Estas são aranhas infectadas acidentalmente pelo T-vírus, que apresentam pouca alteração de comportamento, mas um incrível aumento de tamanho. Costumam andar pelas paredes e também no teto. Podem secretar substâncias que deixam os personagens envenenados, o que é facilmente revertido com o uso de uma Blue Herb. Use preferencialmente a Shotgun e a Grenade Launcher para matá-las.A diferença para as aranhas de Resident Evil 2 é que agora elas possuem Baby Spiders dentro de si, que são liberadas quando a maior é morta.


Drain Deimos

     Drain Deimos são pulgas infectadas com o T-vírus ao se alimentar do sangue de outros animais.Tem um grande aumento de tamanho e se alimentam do líquido cerebroespinhal de humanos. Costumam andar pelas paredes e saltam a longas distâncias.Suas patas também emitem um barulho que avisa sobre a sua presença. Evite atacar muito de perto e atire rapidamente com Shotgun ou a Metralhadora.


Brain Suckers

     Os Brain Suckers também são pulgas originalmente, mas sofreram uma mutação diferenciada. Possuem duas cabeças e se alimentam de cérebros, tentando destruir a cabeça de sua vítima. A estratégia para derrotá-los e semelhante a dos Drain Deimos.


Hunter Beta (MA-121ß)/ Hunter Gamma (MA-124)

      O Hunter Beta é uma variação do tipo que Jill enfrentou na mansão. É mais inteligente e agressivo que o Alpha. As vezes, podem aparecer em grupos, cercando o personagem. O Hunter Gamma utiliza genes humanos e de anfíbios. É bastante perigoso e pode engolir pessoas inteiras. É sensível a luz solar e só ataca durante a noite ou em ambientes protegidos. Ambos são bastante perigosos e podem matar o personagem somente com um golpe. Procure utilizar armas poderosas e não deixe ser cercado por eles.


Grave Digger

     Este era um artrópode que viva na terra e se alimentava de restos de cadáveres enterrados. O animal entrou em contato com corpos infectados enterrados no Cemitério de Raccoon City e adiquiriu o T-vírus. Apresenta um grande aumento em seu tamanho e grandes presas em sua boca. Costuma atacar com movimentos rápidos usando seus dentes, o que causa bastante dano. No primeiro encontro, seja rápido e ative os dois botões laterais para liberar a escada de fuga do bueiro. No cemitério, aposte em armas pesadas e evite ficar próximo da boca.


Nemesis T-Type

     Este é o resultado da infusão do parasita NE-Alpha em um Tyrant T-103. A criatura foi desenvolvida pela divisão européia da Umbrella e foi utilizado para eliminar os membros dos S.T.A.R.S. que permaneceram em Raccoon City. É mais inteligente que um Tyrant comum e pode atacar com golpes ou com uma Rocket Launcher. Em alguns encontros é possível fugir, mas você pode derrotá-lo para obter itens especiais. Em sua primeira forma, prefira usar a Grenade Launcher e seja rápido para sair da linha de tiro e evite ficar próximo para que ele não agarre Jill. Em sua segunda forma, Nemesis sofre mutação devido à exposição ao fogo na Clock Tower. Nesse caso, vale a mesma estratégia, não se aproxime muito para evitar os tentáculos e abuse de granadas ácidas. A terceira forma perdeu totalmente o aspecto humanóide das anteriores. Se movimenta lentamente, mas pode saltar e lança um líquido que causa dano. Evite ficar próximo, atire de longe com armas poderosas e o atraia para o caminho do tiro do canhão.
 
 
 
THE MERCENARIES:
 
Introdução

O modo Mercenaries em Resident Evil 3 é habilitado após se terminar o game pela primeira vez. Neste minigame, você assume o comando de Carlos, Nicholai ou Mikhail, e deve fazer o caminho do bonde até o galpão no qual você começou o game normal antes que o tempo termine. Pelo caminho, estão espalhados diversos inimigos que te dão pontos de acordo com a arma utilizada para matá-los. Espalhados pelos cenários, também estão alguns sobreviventes, que lhe darão segundos extras e munições especiais para te auxiliar na jornada.
Ao final do jogo, um ranking é atribuído ao jogador, baseado em diversos fatores, como o tempo restante, quantidade de inimigos mortos e dano sofrido. Este ranking é convertido em pontos que servem para comprar itens especiais para serem utilizados no game normal, como uma Rocket Launcheri nfinita ou uma pasta que concede munição ilimitada a todas as armas do game.
Este guia leva em conta que você conhece as táticas básicas de jogo e o caminho a ser seguido.


Personagens


Carlos Oliveira: O jogo com este personagem é de dificuldade moderada, mas você levará mais tempo para matar os inimigos, já que as armas são um pouco mais fracas. Em seu inventário estão presentes: Assault Rifle (100%), STI Eagle (15 tiros), 90 balas de handgun e três mixed herbs (verde + azul + vermelha).

Mikhail Victor: O personagem mais fácil de se jogar, devido a sua força e armamento pesado. Entretanto, Mikhail é o mais lento dos três personagens. Em seu inventário estão presentes: Shotgun (7 tiros), Magnum (6 tiros), Rocket Launcher (8 tiros), 21 balas de shotgun, 18 balas para a Magnum e uma mixed herb (verde + azul + vermelha).

Nicholai Ginovaef: O personagem mais forte deste minigame representa também o maior desafio. Apesar de sua resistência, Nicholai carrega pouquíssimas armas. Em seu inventário estão presentes: Handgun (15 tiros), Faca, uma erva azul e 3 sprays de cura.


Dicas Gerais

- Sempre mantenha suas armas carregadas pelo inventário. Não utilize a animação do personagem para recarregar.
- Muitas vezes, fugir é mais rápido do que matar. Principalmente com Carlos e Nicholai, personagens que não têm armas que matam os inimigos instantaneamente, você perderá mais tempo matando zumbis do que o tempo bônus que ganhará por isso. Desviar de ataques também resultam em alguns poucos segundos extras.
- Use os itens de cura somente quando estiver em Caution laranja ou Danger. Os mercenários são fortes e não morrerão se forem atacados enquanto estiverem em Caution amarelo.
- Com Mikhail, sempre espere até o último minuto antes de disparar com a Shotgun, sempre mirando para cima. A arma é capaz de acabar com eles com apenas um tiro e, desta forma, além de economizar munição, você matará muitos de uma só vez e conseguirá muito mais pontos do que se matasse apenas um por vez.
- Atingir os Cerberus durante o pulo pode acrescentar até 32 segundos a mais ao tempo total. Utilize esta técnica se precisar de mais tempo ou se estiver buscando um ranking mais alto.


Localização dos sobreviventes

Dario Rosso: Localizado no posto de gasolina. Deixa 60 balas de Handgun para Carlos e Nicholai, e 14 balas de Shotgun para Mikhail.
Mulher: Localizada no prédio da Raccoon Press. Deixa um First Aid Spray para Carlos, 14 balas de Shotgun para Mikhail e 60 balas especiais de Handgun para Nicholai.
Brad Vickers: Encontrado no subsolo do restaurante. Deixa 60 balas de handgun para Carlos e Nicholai, e 12 tiros de Shotgun para Mikhail.
Marvin Branagh: Localizado na estação de energia. Deixa 60 balas de handgun para Carlos e Nicholai, e um First Aid Spray para Mikhail.
Mercenário 1: Encontrado no escritório, próximo ao estacionamento. Deixa 60 balas de handgun para Carlos, um First Aid Spray para Mikhail e 60 balas especiais de handgun para Nicholai.
Mercenário 2: Localizado no Bar Jack. Deixa um First Aid Spray para Carlos, 14 balas especiais de shotgun para Mikhail e 60 balas de handgun para Nicholai.


Rankings

O sistema de classificação deste modo é baseado em pontos que são atribuídos ou deduzidos de acordo com as suas ações durante a partida. Ao final, lhe é atribuído um ranking que pode ir de A a F, e uma quantia em dinheiro de acordo com os pontos obtidos. Além da pontuação, certos requerimentos também são necessários para a obtenção de determinados rankings:

- Ranking A: Salve todos os sobreviventes, não utilize First Aid Sprays e termine com um tempo maior que 1:29: 99
- Ranking B: Não complete um dos requerimentos para obter ranking A.
- Ranking C: Salve menos que quatro sobreviventes.
- Ranking D: Salve apenas um sobrevivente e termine a missão.
- Ranking E: Termine a missão sem salvar nenhum sobrevivente ou morra.
- Ranking F: Termine a missão sem resgatar nenhum sobrevivente ou morra.

Pontuação

- Ranking A: 1000 pontos
- Ranking B: 800 ~ 999 pontos
- Ranking C: 500 ~ 799 pontos
- Ranking D: 300 ~ 499 pontos
- Ranking E: 100 ~ 299 pontos
- Ranking F: 0 ~ 99 pontos

Quadro de pontuações e penalidades

- Sobreviventes resgatados:
6: 900 pontos
5: 750 pontos
4: 600 pontos
3: 450 pontos
2: 300 pontos
1: 150 pontos

- Tempo restante:
1:30:00 ou mais: 100 pontos
1:00:01 ~ 1:29:99: 50 pontos
1:00:00 ou menos: 0 pontos

- Pontos extras:
Não usar sprays de cura: 50 pontos
Matar monstros consecutivamente: 1 ponto pela primeira morte, 2 pela segunda e assim por diante
Não sofrer dano: 100 pontos
Empurrões ou desvios: 1 ponto na primeira vez, 2 na segunda e assim por diante
Derrubar Nemesis: 10 pontos
Matar Nemesis: 20 pontos
Matar com a faca: 5 pontos

- Penalidades
Usar Rocket Launcher: -10 pontos
Sofrer muito dano: -10 pontos
Chegar a um sobrevivente e encontrá-lo morto: -10 pontos
Terminar com tempo abaixo de 0:59:99: -50 pontos
Usar sprays de cura: -50 pontos por uso
Morrer antes de terminar a missão: Pontuação total é dividida pela metade 
 
 
DETONADOS:
 
Parte I: Nas Ruas de Raccoon City

     Após a explosão, derrube o inimigo zumbi à sua frente, suba pela caçamba e vá até a porta. Após a animação, colete os itens pelo galpão e suba as escadas, entrando pela porta no final do corredor. Nesta sala, pegue a “Warehouse Key” e os Gun Powders no armário. Volte e siga para a outra ponta do corredor, destrancando a porta.

     Vá pela outra porta e depois siga pela esquerda, por mais uma porta. Neste corredor, siga em frente e abra a porta cinza, sendo surpreendido por Brad em fuga, seguido de alguns zumbis. Mate-os e desça por onde eles vieram, coletando a “Shotgun” e o “Lighter Oil”. Volte e vá por onde Brad fugiu, chegando a mais uma rua. Passe pelos zumbis no caminho e chegue até a porta, seguindo em frente até alcançar uma escada. Desça por ela e siga pelo corredor até entrar no bar. Após a animação, deixe Brad matar o zumbi e, após a conversa com ele, pegue o “Lighter” próximo ao telefone, do outro lado e combine-o com o “Lighter Oil”. Volte por onde veio, suba a escada e vire à esquerda na bifurcação, até o final.

     Pela porta, você encontrará uma barricada que prende diversos zumbis e, próxima a ela, uma porta bloqueada com uma corda. Queime-a usando o “Lighter” e os mortos-vivos derrubarão o bloqueio. Mate-os, utilizando o barril explosivo e siga pela porta recém liberada. Continue em frente, tomando cuidado com o Cerberus que salta à partir do incêndio para atacar Jill (lembre-se deste local) e continue em frente, parando na sala de save na porta cinza à esquerda, se quiser. Nesta rua, siga para a esquerda, entrando no R.P.D.
Após a animação, você poderá escolher entre: - Fight with the monster (Lutar contra o monstro)
- Enter the police station (Entrar na delegacia)

     Escolha rapidamente, caso contrário, a primeira opção será selecionada automaticamente. Não há necessidade de enfrentar Nemesis aqui, mas, caso esteja jogando no modo Hard, você receberá o item “Eagle Parts A” caso o enfrente. Neste caso, não esqueça de pegar o “Card Case” no corpo de Brad, antes de entrar na delegacia.

1. Caso o cartão não tenha sido pego no corpo de Brad. No hall, siga pela única porta não bloqueada, e no escritório, pela porta do outro lado. Na sala dos armários, vá pela porta logo em frente. Mate os zumbis aqui e vá pela primeira porta, à esquerda, e depois pelas portas duplas. Na sala de conferências, pegue o “S.T.A.R.S. Card” na mesa à direita e volte ao hall da delegacia.

2. Caso tenha pegado o “Card Case” no cadáver de Brad. Cheque-o para obter o “S.T.A.R.S. Card.”

     Utilize o cartão no computador e obtenha um código, que pode ser qualquer um destes: 0131, 4011, 0513 ou 4312. Vá pela porta simples à esquerda e depois pela outra porta no final. Na sala dos armários, colete a “Blue Gem” na gaveta com a luz vermelha e vá para a parte de trás, checando os gabinetes do fundo. Insira o código obtido no computador e obtenha a “Emblem Key”. Siga pela única porta e, no corredor seguinte (sob a escadaria há uma sala de save), suba as escadas e vá até o final.

     Aqui, destranque a primeira porta. Lá dentro, colete o “Lockpick” na segunda mesa e os itens em todas as outras. No armário, haverá uma arma, que pode ser a Grenade Launcher ou a Magnum, de acordo com o caminho feito até aqui. Ao tentar sair, uma transmissão será recebida pelo rádio. Volte todo caminho até o hall e saia da delegacia, tomando cuidado com Nemesis, que invadirá o local assim que Jill descer pela escadaria.

     De volta à rua, siga em frente até o final destrancando a porta à esquerda com o “Lockpick”. Siga até o final do corredor e depois pelo seguinte, até chegar à rua com um ônibus destruído. Continue em frente e vá pela porta à direita. No estacionamento, pegue o “Power Cable” no primeiro carro, tomando cuidado com os cachorros e siga sempre em frente, chegando a uma sala de save. Na rua a seguir, tome cuidado com os Cerberus, que estão bem próximos e siga pela porta do outro lado. Você estará em uma área em construção, e deve seguir pela esquerda, tomando cuidado com o Brain Sucker que aparece após a animação. Siga pela porta. Agora, você pode optar por dois caminhos diferentes:

1. Restaurante -> Jornal Siga para a esquerda, e você verá Carlos fugindo de alguns zumbis. Siga atrás dele e entre no restaurante pela porta dupla. Aqui, entre na cozinha e destranque o armário ao lado da porta, obtendo o “Fire Hook”. Volte e utilize-o no alçapão, disparando mais uma escolha:

- Run into the basement (Fugir para o porão)
- Hide in the kitchen (Esconder-se na cozinha)

Qualquer que seja sua escolha, saia pela porta ao lado do armário onde estava o “Fire Hook” e assista a mais uma animação. Vire à direita na bifurcação e vá pela primeira porta. Pegue a “Rusted Crank” e volte. Nemesis estará em seu encalço, fuja até a porta no final.
Nesta rua, siga pela direita e entre no prédio pelas portas duplas. Empurre a escada para frente enquanto puder, suba nela e acione o interruptor. Siga pelo caminho que se abre e pelas escadarias até a porta no final. Mate os zumbis e pegue o “Green Gem” na escrivaninha, voltando à rua em frente ao prédio.

2. Jornal -> RestauranteEntre na porta à esquerda. Vire à esquerda novamente, na bifurcação, e entre na primeira porta, pegando o “Rusted Crank”. Saia e continue em frente, passando pela porta no final, e à direita na rua, pelas portas duplas. Empurre a escada para frente enquanto puder, suba nela e acione o interruptor. Siga pelo caminho que se abre e pelas escadarias até a porta no final. Ao entrar no escritório, você encontrará Carlos e Nemesis surgirá, juntamente com mais uma escolha:

- Hide in the Office (Esconder-se no escritório)
- Jump out the window (Pular pela janela)


Seja qual for a sua escolha, volte à rua pelo caminho por onde veio e, na bifurcação onde se localiza uma sala de save, vá pela esquerda, subindo a pequena escadaria e chegando ao restaurante.
Abra o armário logo em frente e obtenha o “Fire Hook”. Siga em frente e utilize-o no alçapão, descendo e pegando a “Green Gem” no cadáver. Volte por onde veio, até a rua que dá acesso ao jornal.

     Utilize as duas “Gems” no painel ao lado do portão gradeado para abri-lo. Na bifurcação do jardim, vá pela esquerda e siga sempre em frente pelos becos até chegar a uma área incendiada, com monstros, barris explosivos e um bonde. Entre nele pela porta do último vagão, e vá para a esquerda. Após a animação, cheque o mercenário ferido e vá pela porta, assistindo à última cena. Pegue o “Wrench” no banco e saia.

     Faça o caminho de volta pelos becos até chegar à bifurcação no jardim e, desta vez, siga pelo outro caminho. No posto de gasolina, vá até o final e use a “Rusted Crank” na parede. Quando ela quebrar, utilize o “Wrench”. Atrás do balcão, opere a tranca eletrônica, que consiste em apertar os botões de forma a ligar a luz vermelha apenas sobre a letra acesa em verde. O botão A opera as duas primeiras luzes, o B as três primeiras, o botão C, as três últimas e o D as duas últimas. Pegue o “Machine Oil” no armário e saia, voltando ao jardim.

     Vá em direção à rua e alguns zumbis arrombarão uma porta à direita. Mate-os e pegue o “Bronze Book” na estátua. Vá até a parte da frente do restaurante, coloque o item no buraco na parede e colete o “Bronze Compass” ao lado, voltando e colocando-o na estátua para obter a “Battery”. Volte ao corredor em construção, onde houve seu primeiro encontro com um Brain Sucker e suba pelas escadas, utilizando a bateria para ativar o elevador.

     Desça e mate os zumbis, seguindo pela única porta aberta, à direita. Siga pela outra porta e você deverá resolver um enigma para abrir as portas das duas salas. Ative a máquina à esquerda e cheque o mecanismo. Insira a combinação Blue, Red, Blue, Red para abrir a primeira e pegar a Magnum ou a Grenade Launcher, dependendo de suas ações no jogo. A segunda área é liberada com a combinação Red, Blue, Blue, Blue, e contém o “Fuse”. Ao sair, mais uma escolha deve ser feita:

- Head for the emergency exit (fugir pela saída de emergência)
- Increase electricity output (aumentar a voltagem elétrica)

     Seja qual for sua escolha, saia da estação de energia (Nemesis pode aparecer do lado de fora) e volte pelo elevador. Volte à área com o ônibus destruído e, no corredor seguinte, utilize o “Wrench” para obter a “Fire Hose” e continue voltando até a área em chamas, onde Jill foi atacada por cães no início do jogo. Use a mangueira no hidrante para apagar as chamas e siga pela porta no final do caminho liberado. Continue em frente até chegar a um local com dois Drain Demos, onde se deve seguir pela porta dupla no final.

     No escritório, utilize o controle remoto para ligar a TV e verificar a senha correta, que deve ser inserida no computador. Existem três variações: Safsprin, Aquacure e Adravil. Quando o código correto é digitado, a porta do outro lado da mesa se abrirá. No depósito, colete todos os itens e o “Oil Additive”. Ao tentar voltar, uma animação será ativada e diversos zumbis invadirão o local. Utilize os canos de vapor na parede para acabar com eles mais rapidamente e saia da sala, voltando em direção ao bonde onde você se encontrou com os mercenários, tomando cuidado com os ataques de Nemesis. No estacionamento, você encontrará mais uma escolha a ser feita.

- Climb Up (Subir)
- Jump Off (Saltar)

     Seja qual for sua opção, continue em frente e, no corredor anterior à área com o bonde, o chão se quebrará e você terá seu primeiro encontro com o Grave Digger. Não é necessário enfrentá-lo, apenas ative os dois interruptores nos buracos à esquerda e direita e, por último, o botão da escada de emergência. Seja rápido, pois o monstro sempre tentará te atacar quando se aproximar dos dispositivos. Após liberar a escada, suba e vá até o bonde. Misture o “Oil Additive” com o “Machine Oil” e use o “Power Cable”, “Mixed Oil” e o “Fuse” no painel do vagão traseiro. Após a breve conversa com Carlos, vá para o vagão da frente e assista a mais uma animação. Volte ao carro anterior para enfrentar Nemesis e, quando matá-lo, você deverá fazer mais uma escolha:

- Jump out the window (Pular pela janela)
- Use the emergency brake (Usar o freio de emergência)

     A opção feita aqui não influencia no final do game, mas a primeira escolha o torna mais fácil.


Parte II: Clock Tower

1. Se você decidiu saltar pela janelaJill estará em um quarto dentro da Clock Tower. Vá até o quadro na parede e alguns zumbis sairão das chamas. Cheque a pintura para obter a “C. Tower Key” e vá pela porta, chegando a uma sala de save. Continue seguindo e, na próxima sala, você se encontrará com Carlos, que lhe entregará munição para a Grenade Launcher. Saia pela porta à esquerda e você chegará ao hall principal. Pegue o “Mine Thrower” (apenas no modo Hard) no cadáver do mercenário e passe pela porta do outro lado. Na sala de jantar, siga pela única porta, tomando cuidado com os monstros e depois pela porta logo em frente, chegando à capela, que também é uma sala de save. Pegue a “C. Tower Key” e volte ao hall.

2. Utilizando o feio de emergênciaApós a animação, Jill acordará no pátio da Clock Tower. A porta dupla principal está trancada, portanto, siga pela porta simples à esquerda. Siga para a esquerda e você estará em uma capela. Pegue a “C. Tower Key” e volte, seguindo pela porta logo em frente. Na sala de jantar, Jill se encontrará com Carlos. Após a conversa, vá pela porta dupla.
No hall principal, pegue o “Mine Thrower” no cadáver (apenas no modo Hard) e vá pela porta do outro lado, seguindo pela direita e pela porta no final. Você estará em mais uma sala de save, siga pela porta do outro lado e cheque a pintura torta em uma das paredes para encontrar a “C. Tower Key”. Volte ao hall.

     Suba as escadas e vá pela esquerda, pela única porta. Na área externa, use a maior das duas “C. Tower Key” na fechadura na parede para liberar uma escada. Suba por ela e pegue o “Silver Gear” ao lado da máquina de escrever. Aqui, você também terá que resolver um enigma, que consiste em mudar os plugues da caixinha de música de lugar, de forma que a melodia toque o mais afinado possível. Utilize uma das seguintes combinações:
- D, U, D, D, U, D
- U, D, U, U, D, U

     Pegue a “Chronos Chain” na abertura e combine-a com a “C. Tower Key”, obtendo a “Chronos Key”. Desça pelas escadas e, na área externa, você terá mais um encontro com Nemesis no qual deverá escolher uma opção:

- Use the light (Use a luz)
- Use the cord (Use o fio)

     Qualquer que seja a opção, saia pela porta (Nemesis poderá te perseguir) e desça a escadaria, seguindo pela porta à direita. Destranque a porta azul e vá até o final do corredor, pela porta. Nesta sala, você encontrará mais um enigma, no qual deve acertar o relógio na parede para que ele marque 12:00, utilizando as três pedras que são encontradas nas estátuas logo em frente. Cada uma das pedras tem um valor: a “Crystal Ball” vale 1, a “Obsidian Ball” tem valor 2 e a “Amber Ball”, 3. Os quadros do enigma determinam a quantidade de horas adiantadas ou atrasadas de acordo com o valor da pedra colocada: o da esquerda atrasa o relógio, o do meio adianta e o da direita avança o relógio adiantando em duas vezes o valor da pedra. Se preferir, siga o quadro abaixo, com a ordem das pedras, da esquerda para a direita, de acordo com o horário inicial do relógio:

5:00 Crystal Obsidian Amber
6:00 Crystal Amber Obsidian
7:00 Obsidian Crystal Amber
9:00 Obsidian Amber Crystal
10:00 Amber Crystal Obsidian
11:00 Amber Obsidian Crystal

     Ao concluir o enigma, pegue o “Gold Gear” e combine-o com o “Silver Gear”. Volte ao hall e suba pelas escadas, até a área externa e à sala de máquinas. Use o “Chronos Gear” nas engrenagens ao lado do baú e pegue suas melhores armas. Desça e siga pela porta, disparando uma animação. Após a cutscene, você estará de volta ao jardim da Clock Tower, e deverá enfrentar Nemesis em sua batalha mais difícil. Após a luta e mais uma animação, você estará no comando de Carlos.


Hospital e Raccoon Park

     A missão de Carlos é buscar um antídoto para Jill. A partir da capela, onde o personagem começa, vá até o local, no qual o enigma dos relógios foi realizado. No fundo da sala, empurre o sino para liberar o caminho até a porta. Na área externa, mate os zumbis e siga pela esquerda, chegando ao hospital.

     Na recepção, fique atento para a animação com o Hunter e fuja rapidamente para a porta ao lado. Na sala de save, siga para a outra porta e pegue o “Tape Recorder” na mesa, utilizando-o no elevador. Suba para o andar 4F e siga pela porta no final, sem virar na bifurcação. Após a cena, vá para a esquerda, pegue a “Sickroom Key”, volte ao corredor, pela bifurcação, entrando no primeiro quarto, cheque o cadáver para descobrir uma senha, e memorize a posição do gabinete em um dos cantos da sala.

     Saia e entre na sala seguinte, destrancando-a. Aqui, você deverá colocar o gabinete em um dos cantos da sala de forma que o quarto seja um espelho do outro. Por exemplo, se o móvel está no canto superior direito na primeira área, deverá estar no canto superior esquerdo neste. Ao acertar, um cofre será revelado. Utilize a senha obtida no cadáver para pegar o “Vaccine Base” e volte ao elevador, descendo para o B3.

     Siga até o final do corredor e entre na sala. Siga em frente, matando os Hunters e pela porta à esquerda. Pegue o “Medium Base” próximo aos tanques e utilize-o na máquina ao lado dos tubos de contenção. Ative as alavancas I, III e A para receber o “Vaccine Medium”, que deve ser combinado com o “Vaccine Base” para obter a “Vaccine.” Dois Hunters fugirão dos tanques, mas, se você for rápido o bastante, eles não serão um problema. Volte ao hall e seja rápido, pois uma contagem regressiva será ativada logo após a curta animação.

     Volte à capela. No hall, Nemesis te atacará e passará a te seguir. Seja rápido e não deixe que ele te ultrapasse, pois ele matará Jill. Chegando na sala, e após mais uma animação, você voltará a jogar com Jill.

     Pegue o Lockpick no baú e faça o caminho de volta até a rua em frente ao hospital, ficando atento a Nemesis, que estará em seu caminho. Na área externa, destranque a porta logo em frente e entre. No escritório, colete a “Park Key” no porta-chave na parede e saia, seguindo para a direita, subindo as escadas e destrancando o portão. Você está no Raccoon City Park.

     Use a saída que leva para a direita. Na ponte, vá até o final e use a outra porta. Siga em frente e pegue a “Park Key” na mão do mercenário morto, voltando para a entrada do parque e seguindo pelo caminho do lado esquerdo. Aqui, você deverá resolver mais um puzzle, no qual deve mover as engrenagens da fonte para abrir um caminho pelo subsolo. Mexa as peças na seguinte sequência:
1. Engrenagem preta da esquerda para o espaço vazio
2. Engrenagem branca da esquerda para baixo
3. Engrenagem preta da direita para cima
4. Engrenagem branca para baixo
5. Engrenagem preta da direita para o espaço vazio ao lado
6. Engrenagem preta da esquerda para o espaço vazio no meio

     A fonte secará e você deve seguir pelo alçapão. Atravesse o esgoto e suba pelas escadas. No cemitério, mate os zumbis e use a chave na porta. Nesta cabana, pegue o “Iron Pipe” no armário e use a outra porta, que dá acesso a uma sala do baú. Pegue o “Lighter” e volte, utilizando-o na lareira, seguido pelo “Iron Pipe”. Vá pela passagem e pegue a “Park Key”, em seguida, fazendo o caminho de volta à entrada do parque.

     Após a animação com Nicholai, o chão do cemitério cederá e você deverá enfrentar o Grave Digger. Utilize o poste de luz em seu favor, derrubando-o na água e eletrocutando a criatura, até que uma tela de metal caia sobre um buraco e permita a fuga de Jill.

     Volte à entrada do parque e siga pelo caminho da direita até o final, destrancando a porta com a corrente. Na ponte, Nemesis aparecerá e mais uma escolha deverá ser feita. Desta vez, a opção define o final do jogo.

- Push him off (Empurre-o) - Jump off (Pular)


Parte IV: Waste Disposal Facility

1. Caso Nemesis seja atirado da ponteSiga até o final da ponte e entre. Passe pela porta no final e pegue a “Facility Key” na mesa, e utilize o baú e a máquina de escrever se quiser. Na sala seguinte, você deverá resolver um enigma no qual deve desligar os jatos de vapor para liberar o caminho até o painel. Observe o diagrama abaixo:



E = Entrada
X = Objetivo


Pressione as válvulas nesta ordem: 1 2 3 1 4 5 1 2 3. Acione o painel para ativar a máquina e volte, passando pela sala de save. No corredor, vá pela porta logo em frente. Você está na sala de comando da Disposal Facility. Mate os zumbis e colete o “System Disk” que está no painel, antes de entrar no elevador. No andar de baixo, mate as criaturas e vá pela única porta. Siga pelos esgotos até a porta do outro lado.
Nesta área, colete o “Water Sample” na parede e continue seguindo em frente. Desça as escadarias e use o item na máquina ao fundo, iniciando mais um enigma. Aqui, você deve alinhas as linhas A, B e C de forma a montar a combinação exibida na parte de cima do aparelho. Existem quatro combinações possíveis e estas são as resoluções possíveis:

1. A - 4 para direita. B - 2 para direita. C - 2 para esquerda.
2. A- 1 para direita. B - 1 para direita. C - 2 para esquerda.
3. A - 1 para esquerda. B - 2 para esquerda. C - 2 para direita.
4. A - 1 para direita. B - 3 para direita. C - 4 para esquerda.

Caso utilize a combinação errada, saia da sala e volte para tentar novamente. Faça o caminho de volta à sala de controle, próxima ao elevador, levando suas melhores armas.

2. Caso Jill pule da ponteSiga em frente e pegue o caminho contrário ao de Carlos. Nesta área, colete o “Water Sample” na parede e continue seguindo em frente. Desça as escadarias e use o item na máquina ao fundo, iniciando mais um enigma. Aqui, você deve alinhas as linhas A, B e C de forma a montar a combinação exibida na parte de cima do aparelho. Existem quatro combinações possíveis e estas são as resoluções possíveis:

1. A - 4 para direita. B - 2 para direita. C - 2 para esquerda.
2. A- 1 para direita. B - 1 para direita. C - 2 para esquerda.
3. A - 1 para esquerda. B - 2 para esquerda. C - 2 para direita.
4. A - 1 para direita. B - 3 para direita. C - 4 para esquerda.

Caso utilize a combinação errada, saia da sala e volte para tentar novamente. Volte ao esgoto e siga pelo outro lado. Mate ou fuja das criaturas que aparecem aqui e pegue o elevador, chegando à sala de controle.
Pegue o “System Disk” no painel e siga pela porta próxima, e depois, pela logo em frente. Pegue a “Facility Key” na mesa e vá pela outra porta. Você deverá resolver um enigma, no qual deve desligar os jatos de vapor para liberar o caminho até o painel. Observe o diagrama abaixo:



E = Entrada
X = Objetivo


Pressione as válvulas nesta ordem: 1 2 3 1 4 5 1 2 3. Acione o painel para ativar a máquina e volte, passando pela sala de save para pegar suas melhores armas e chegando à sala de controle.

     Use a porta atrás do elevador. Dependendo de suas decisões, Nicholai pode aparecer aqui para uma cutscene. Use o “System Disk” no mecanismo ao lado da porta e entre. Uma contagem regressiva se iniciará e você deverá matar Nemesis. Utilize as válvulas de ácido em seu favor, enfraquecendo o monstro e atire sem parar, ficando atento ao tempo limite. Pegue o “Card Key” que escorregou do corpo e o use no computador ao lado da porta, para sair.

     De volta à sala de controle, vá pela porta do outro lado. Use o “Card Key” no mecanismo ao lado da escotilha para abri-la. Siga pela porta no final e pegue o “Radar Receiver” no painel. Dependendo de sua escolha na ponte, uma escolha deverá ser feita:

- Negotiate with Nicholai (Negociar com Nicholai)
- Return fire to the chopper (Atirar contra o helicóptero)

     Caso escolha a primeira, Jill tentará dialogar com o mercenário sem sucesso. Na segunda, você deverá abater o helicóptero atirando com o que tiver de mais forte, tomando cuidado com os disparos do vilão. Caso a escolha não apareça ou após as ações, desça pela abertura no centro da sala.

     Passe pelo corredor e atravesse a área externa, seguindo pelas portas duplas. Siga pela sala até encontrar um computador que deve ser ativado. Após, volte às proximidades da porta e empurre a Bateria 1 para dentro do soquete. Nemesis aparecerá e deve ser enfrentado. Não gaste muita munição com o monstro. Em vez disso, corra pela sala e empurre as Baterias 2 e 3 para os respectivos soquetes, ativando o Rail Cannon. O canhão passará a atirar e destruirá o equipamento no centro da sala. Posicione Nemesis no caminho dos raios e mantenha-o parado com o que tiver de mais forte, até que ele seja atingido e finalmente destruído.

     Siga pela porta simples do outro lado para encontrar a última opção do jogo:

- Exterminate the monster (Exterminar o monstro)
- Ignore it and evacuate (Ignore-o e fuja)

     Independentemente da sua escolha, assista à animação e aperte o botão no elevador para descer. Siga em frente e assista ao final do game.
 
 
ARQUIVOS TRADUZIDOS:
 
Instruções de Jogo A

Esperamos melhorar suas chances de sobrevivência!

Atirando em objetos:

Você pode obter diferentes reações ao atirar em objetos como barris de combustível e bombas.
* Aperte R2 e mire diretamente nestes objetos

Virada rápida:

Você pode rapidamente girar 180 graus.
* Aperte o botão de correr quando estiver se retirando

Fuga de emergência:

Quando encurralado por inimigos, você pode empurrá-los para escapar.
* Pressione os direcionais, botões de ação, cancelar, correr, R1, R2 e L1 rapidamente
v Esquiva de Emergência
v Pouco antes de um inimigo atacar, você pode fazer uma esquiva para escapar disso.
* Aperte os botões R1 ou R2.
* Aperte o botão de ação enquanto estiver mirando.

Subindo / descendo de um objeto

Você pode subir ou descer de certos objetos que aparecem no game.
* Aperte o botão de ação quando estiver em frente à beirada de um objeto que você queira subir ou descer.

Mapa:

Aperte L2 para ver o mapa.
* Você pode dar zoom utilizando o botão de ação.
* Com o mapa aproximado pelo zoom, use os direcionais para mover a tela.
* Use o botão select para mudar entre os mapas.

Tela de seleção (Live Selection):

Em certo pontos do jogo, a tela ficará preta e branca. Nestes momentos, você deverá escolher entre duas opções diferentes.
* Use os direcionais para escolher e o botão de ação para fazer sua decisão.

Cancelamento de eventos:

É possível pular certas cenas. * Aperte select para cortas as cenas.




Instruções de Jogo B

Sistema de fabricação de munição:

Para criar diversas munições, você precisa usar a “Ferramenta de Recarregamento” (Reloading Tool” e a “Pólvora” (Gun Powder).

Ferramenta de recarregamento:

Este é um item necessário se você quiser criar diferentes tipos de munição. Combinando a Pólvora com a ferramenta de recarregamento, diversos tipos de munição podem ser criados.

Pólvora:
Misture materiais para criar diferentes tipos de munição. Há três tipos de pólvoras básicas: A, B e C. Lembre-se que a pólvora C é produto da mistura dos tipos A e B.

Como misturar pólvoras:

Você pode criar diversos tipos de balas através da mistura de diferentes pólvoras. Há 13 tipos diferentes de pólvoras no total.

Exemplo:
A: Balas de Handgun
B: Balas de Shotgun
C: Granadas Explosivas
A + C: Granadas Incendiárias
B + C: Granadas Ácidas
C + C: Granadas Congelantes
C + C + C: Balas de Magnum

Misturando pólvoras com Granadas:

Se você combinar um certo tipo de pólvora com as granadas, tipos especiais de munição serão criados.

Melhoria do nível de mistura:

Se você criar repetidamente o mesmo tipo de munição, suas habilidades serão aperfeiçoadas e você será capaz de criar munições mais poderosas.

Cartão postal da Torre do Relógio



Um cartão postal com uma foto da torre do relógio.

O seguinte texto está impresso no verso:

“Um ponto de referência: Torre do Relógio de Saint Michael.”


Foto A


Os policiais estão avançando.

A foto data de 27 de setembro.


Relatório de Marvin

“Relatório”

24 de setembro,

Há relatos de um roubo em um prédio da prefeitura antes do amanhecer. Um relógio decorado com jóias, que fica no portão principal, foi danificado. Duas das doze gemas instaladas na face do relógio estão faltando. Devido à falta de policiais disponíveis no momento, não tenho escolha a não ser suspender a investigação deste caso.

Assinado,
Marvin Branagh

“Relatório”

Baseado na autópsia de um dono de restaurante de 42 anos, descobri que ele tem uma das jóias faltantes. Ele se escondeu no departamento de polícia em torno das dez da manhã, onde foi morto aproximadamente 10 minutos depois de apresentar os sintomas. A cidade está sob lei marcial, e somos forçados a suspender este caso. No momento, manteremos a jóia como evidência.

Assinado,
Marvin Branagh


Memorando de David

Minha sanidade está acabando... ainda não consigo acreditar que isto está acontecendo. Perdemos mais um homem ontem. Meyer; um de nossos melhores atiradores. Ele me viu em pânico quando fomos atacados pelos zumbis e voltou para me salvar, mas quando foi hora de pagar a dívida, eu corri. Ainda posso ouvi-lo chamando meu nome. Ainda posso ouvir os gritos de trás. O som da carne dele sendo separada dos ossos. Eu tive medo... morri de medo...

Já é dia 27. A luta pela sobrevivência continua. Eu matei diversos zumbis que passaram pelas barricadas. Agora corto o pavor com whisky, e descarrego minha Mossberg em qualquer coisa morta-viva. Essa escopeta se tornou uma amiga próxima. Transformei muitos zumibis em fertilizante com ela.

Perdemos 13 homens desde ontem. Em 3 horas, vamos discutir coisas triviais na sala de reuniões. É uma total perda de tempo. Quando terminar esta garrafa, minha amiga Mossberg vai transformar um último corpo em fertilizante.

Paz afinal.

Mal posso esperar...


Fax da Loja de Armas Kendo

Aos garotos do S.T.A.R.S.,
Tenho boas notícias para vocês, do meu irmão Joe. Ele terminou a nova pistola para uso oficial. É a M92F S.T.A.R.S. Special, mas ele a chama de “Lâmina de Samurai” (Samurai Edge). Das armas customizadas Kendo, é a mais balanceada. Se você perder um alvo com esta, você deveria carregar um mordedor em vez de uma arma no coldre, diz o Joe. Tenho certeza que vocês se surpreenderão quando verem as ótimas peças usadas da M92F. Tenho certeza que vocês agradecerão às boas pessoas que a fabricaram.

Atenciosamente,
Loja de Armas Kendo


Diário do Mercenário

1º de setembro,

Após seis meses de treinamento intenso, voltei ao máximo de meu corpo. Eu era um bom soldado, mas eles ordenaram minha execução sem motivo algum. Fui torturado e forçado a dar uma confissão falsa. Mas na manhã de minha morte, um milagre aconteceu. A companhia me ajudou, me dando vida nova.

15 de setembro,

Encerrei minhas férias mais cedo e voltei ao quartel-general. Parece que minha unidade da UBCS foi chamada em ação. A Umbrella mantém sua própria unidade paramilitar para conter terrorismo corporativista e seqüestro de VIPs. Além disso, eles tem uma equipe especializada em lidar com problemas causados por produtos ilegais. Sou um membro da última.

28 de setembro,

O amanhecer chegou, mas ainda estamos batalhando neste pesadelo. Não há provisões de qualquer tipo. Os mortos-vivos caminham pelas ruas comendo a carne dos vivos. Se pudesse escolher, preferiria a execução. O corredor da morte era um santuário se comparado a este lugar. Escolhi puxar eu mesmo o gatilho, na esperança que meu corpo não retorne à vida.


Guia da Cidade

Guia da Cidade
Os caminhos de nossa cidade

Queridos cidadãos,
Graças aos generosos funcionários da Umbrella Inc., esta é uma cidade pacata e amigável. As grandes doações da companhia foram usadas para trabalho social, construção de edifícios públicos e para ajudar a manter a paz pública.

1992 foi meu quinto ano como prefeito desta bela cidade. Foi aí que através de muitas doações e trabalho duro, nossa cidade foi capaz de reconstruir a prefeitura e criar um hospital de última geração. Em nome destas conquistas, fui premiado com uma estátua no mesmo ano, que descansa na prefeitura.

Cheguei nesta cidade como engenheiro, há mais de 35 anos. Auxiliei nos sistemas elétricos e na instalação do bonde. Comprometo-me a seguir a tradição desta bela cidade e devotarei minha vida à sua prosperidade.

O prefeito da cidade,
Michael Warren


Foto B


Um close de um zumbi.

Diz, “FURO!” no verso.


Foto C


A polícia foi destruída.

Memorando do Repórter

Finalmente encontrei a evidência que precisava para provar que a “doença canibal” está de fato acontecendo nesta cidade. Um homem literalmente comeu outro até a morte. Ele era como um animal selvagem rasgando uma nova presa. Foi nojento. Ouvi rumores que muitas pessoas também sofrem esta doença, porém, suas causas ainda são desconhecidas. Seria este outro mistério da atual doença? Preciso checar isso...

Ele colocaram Raccon City sob lei marcial por causa da doença. Perdi contato com a mídia fora da cidade, mas não fecharei meus olhos e sairei andando. Tenho um dever para com as pessoas e minha profissão. Acho que esta doença ainda não se espalhou pelo país. Acredito que esta cidade possui a chave para sua criação e cura. Na verdade, tenho certeza disso.

Os militares estão construindo bloqueios ao redor da cidade para impedir as pessoas de escaparem e espalharem a doença. A maioria dos cidadãos está ou morto ou entrou em contato com a doença. Sei que a quarentena da cidade é a melhor opção, mas não consigo não sentir pena de mim mesmo. Se for infectado ou devorado, não importa. Meu destino já está selado. Tudo que me sobra é o jornalismo.

Não desistirei enquanto não resolver o mistério desta doença mortífera. Acabei de descobrir que ela não se espalha pelo ar, mas por outros meios.


Memorando do Mecânico

Eu sei que você está intimidado com seu novo trabalho Kevin, então me deixe explicar como você e seus trens podem se dar bem. Veja, estes vagões foram feitos em 1968, e importados da Europa. Às vezes eles se tornam instáveis, mas ainda funcionam, pois são simples, resistentes e fortes. Sempre podemos depender deles. Se eles estiverem em um dia ruim e com defeitos, você precisa dar uma boa olhada nos circuitos para identificar qualquer problema. Se você descobrir o que está errado, também será capaz de consertá-lo facilmente.

Tenho certeza que você será capaz de evitar estes defeitos se checar as peças todos os dias. Estes velhos trens com certeza terão problemas se você se esquecer de verificá-los. Lembre-se que, se você precisar substituir algo, deve escolher uma peça adequada. Quando digo isso, quero dizer que, mesmo se não encontrar a peça original, deve encontrar outra coisa que funcione bem. Mesmo quando se trata de combustível, ele sempre deve ser de boa qualidade. Nunca se esqueça, Kevin, que um homem pode trair outros, mas uma máquina não.


Relatório do Gerente

Antes de iniciar em seu novo cargo, permita que eu te dê alguns conselhos.

Alguns dos medicamentos no depósito são instáveis e a qualidade deles se deteriorará sob mudanças de temperatura e umidade. Sendo assim, lembre-se de manter a mesma temperatura no depósito o tempo todo. Você deve checá-la todos os dias, pessoalmente. Apesar do computador fazer a verificação permanentemente, uma máquina não é perfeita. Lembre-se que ela é nada mais que uma ferramenta a ser usada por pessoas.

Você deve checar todo o pessoal que entra e sai do depósito. Muitas drogas perigosas estão estocadas lá, e se alguma delas desaparecer, você terá problemas sérios. A porta está sempre trancada, mas quando você deixar pessoal entrar, você deve requisitar seus documentos. E acima de tudo, lembre-se que, se notar qualquer coisa suspeita, entre em contato com seu superior imediatamente.

Se você se esquecer a senha para trancar a porta, lembre-se que é uma palavra familiar a todos. Não se esqueça que, a cada vez que um produto é despachado, a senha será atualizada. Você pode inseri-la pelo terminal de computador da administração.


Fax de Negócios

“Pedido”

O medicamento líquido chamado VT-J98 é ideal para cultivar o vírus tipo NE-T. Porém, precisaremos de quantidades adicionais.

Sexto Laboratório U.E.

Memorando de Dario

Não deixo de imaginar se alguém lerá estas palavras, mas escrevê-las me ajuda a manter minha sanidade. Depois que eu me tornar refeição para os monstros, os militares responsáveis pelo fechamento da cidade rirão ao encontrar meu cadáver? Então é assim que tudo deveria acabar? Não quero morrer. Não estou pronto...

Minha esposa, filha, mãe... Toda minha família foi morta. Mas nada disso importa. Agora, minha vida é minha única importância. É tudo que importa. Nunca imaginaria meu fim desta forma. Eu tinha tanto a fazer. Em vez de me tornar um vendedor, eu deveria ter tentado ser escritor. É o que sempre quis fazer, mas minha mãe sempre dizia que há um longo caminho a seguir.

Por que a ouvi? Mas este parece o fim do grande Dario Rosso, o futuro autor de best-sellers. Ceifado na flor da idade...


Instruções de Operação

Ordens para o Time Echo da UBCS:

Acabar com a infestação no centro da cidade e evacuar os cidadãos restantes para a torre do relógio. Entre os cidadãos, deve ser dada a prioridade aos funcionários da Umbrella. Lembrem-se de ficarem alertas, pois os infectados tem um alto nível de resistência e atacarão sem hesitar.

Procedimento de evacuação:

1. Com a missão completada, ou quando se tornar impossível realizá-la, evacuem imediatamente.

2. Enviaremos um helicóptero, que estará aguardando nos arredores, ao jardim em frente à torre do relógio.

3. Quando estiverem prontos para a evacuação, toquem o sino da torre para chamar o helicóptero.


Cartão Postal Artístico



Uma foto de relógios antigos.

O verso a seguir está impresso. “Dê sua alma para a deusa. Junte suas mãos e reze perante ela.”


Livro de bolso do mercenário

26 de setembro,

Só se passaram três horas desde o início da missão, mas o time já se resume a mim e ao Campbell. O número de zumbis é muito maior do que esperávamos. Não há esperança para esta cidade. Já injetamos os anticorpos contra o vírus, mas não sei se eles vão funcionar. Não sei se sobreviverei...

27 de setembro,

Conseguimos chegar à torre do relógio. Por desespero, roubamos as armas dos membros mortos e usamos os membros sobreviventes como iscas. Nos mandaram fazer isso para sobreviver no campo de batalha, mas eu nunca gostei disso. Porém, uma garota chegou á torre antes de mim. Ela é uma das sobreviventes. Ela parece minha irmã antes de morrer de fome.

28 de setembro,

Eu queria fugir o mais rápido possível, mas a garota não queria. O pai dela insistiu que ela não deixasse a cidade. Onde sua querida esposa descansa em paz. Eu realmente queria salvar a garota, mas Campbell disse, “Só me importo com nossas vidas.” Eu me sentia assim antes, mas agora... A torre do relógio se tornou um lugar perigoso e eu não quero cometer mais erros...


Diário do Diretor

10 de setembro,

Estes pacientes sofrem de gangrena e congestão sanguínea em um primeiro momento. Então a mente deles se deteriora lentamente. No final, não resta nada em suas mentes. Quando isso acontece, até mesmo matar por misericórdia parece insensato. Afinal de contas, eles já estão mortos... Esta doença é diferente de tudo que já vimos. Uma vez que a mente do paciente se foi, eles se tornam monstros famintos por carne e agem como animais selvagens com sede de sangue.

18 de setembro,

Outro paciente foi admitido no hospital. Ele mostra sintomas dos primeiros estágios da doença, mas... não consegui dormir nos últimos dias. Recuso-me a deixar estes pacientes se transformarem em “zumbis.” Não sou um cidadão comum. Sou um médico. Mesmo que eu morra, meus quadros clínicos vão contribuir para que se encontre uma cura.

26 de setembro,

Perdemos a maioria dos médicos e funcionários durante a batalha contra os pacientes “zumbis”. É impossível manter o hospital sob estas condições. E, sei que é tarde demais para mim. Estou começando a sentir coceiras e o mesmo desejo que todos os meus pacientes sentiram. É tarde demais para mim...


Foto D



Os zumbis estão andando.

Diz, “O efeito do T-virus” no verso.

Manual de Instruções Médicas

Serviço Médico da Umbrella
Divisão Norte Americana
Douglas Rover

Para ativar o sintetizador e produzir a vacina, siga os procedimentos detalhados abaixo:

1. Forneça energia suficiente para o sistema.

2. Coloque o recipiente médio no dispositivo.

Com o equipamento pronto, você pode começar a preparar a vacina média. Para misturar, você precisa controlar as cinco alavancas, que farão com que os dois níveis aumentem ou diminuam. Se você ajustar os dois níveis de forma que parem no centro, a vacina será produzida automaticamente.


Foto E


Os zumbis estão atacando


Ordens Escritas

Requisitos da missão: Bravo 16

1. Obtenha amostras de toda a informação pertinente a este caso. Observe e grave dados de combate contra a UBCS.

2. Destrua toda a evidência, incluindo a unidade médica que possui os dados dos tratamentos médicos.

3. Cheque a habilidade da cobaia no cumprimento da missão.

Quando completar a missão, evacue a área. Lembre-se de que você não deve ajudar ninguém que não seja um supervisor, nem trazer nada que possa ser rastreado de volta à origem.


Relatório do Supervisor

A resistência das cobaias contaminadas é realmente incrível. Mesmo quando atingidos em uma área vital, elas podem sobreviver por muitos dias sem cuidar do ferimento. Porém, após exposição prolongada ao vírus, a inteligência delas chega ao ponto da de um inseto. Mesmo que reviver os mortos pareça horripilante, o vírus ainda pode ser útil. Se o injetarmos em nossos prisioneiros de guerra e os libertarmos, eles retornarão a suas unidades e se transformarão em zumbis. Este plano pode nos ser útil no futuro.

Em algumas áreas, o vírus parece ter causado a mutação de animais e plantas. Pode ser difícil, mas serão boas amostras para o desenvolvimento de armas biológicas. Ouvi dizer que existe um jacaré gigante, mas somente encontrei uma imensa criatura se movendo sob o solo. Não quero imaginar que criatura gerou este monstro.

Eu encontrei o “NEMESIS”. Se eu já não o conhecesse, estaria contaminado e já teria me tornado um deles. Se ele ainda está vagando pela cidade, sua missão não acabou. Os membros do S.T.A.R.S. devem ser fortes, já que sobreviveram até agora. Porém, eles não podem resistir para sempre.

Fax do quartel general

Atenção. O Projeto Raccoon City foi abandonado. Nossa manobra política no senado para atrasar os planos deles foi inútil. Todos os supervisores devem fugir imediatamente. O exército vai executar o plano amanhã pela manhã. A cidade será destruída ao amanhecer com certeza.

Diário do administrador

25 de abril,

Hoje é meu 30º aniversário. Fui transferido para esta unidade hoje. Estou muito feliz, pois o ambiente de trabalho é muito diferente da vida universitária.

14 de maio,

O sistema de lixo está pronto. Usando um tipo especial de gás, podemos decompor as células das cobaias. Temos que testá-lo antes de começar a usá-lo praticamente, já que ele ainda não é 100% estável.

20 de maio,

Enquanto checava a sala de tratamento, a porta se fechou e eu fiquei trancado. Fiquei preso por uma hora. Eu acho que mesmo que eu tivesse o cartão de acesso seria inútil quando trancado do lado de dentro.

7 de junho, As cobaias das quais temos que nos livrar estão aumentando. O sistema não funciona bem. A equipe do laboratório não ouve minhas opiniões e estou começando a ficar frustrado.

16 de julho,

Não podemos nos livrar de todos os corpos e a qualidade dos remédios líquidos também não é boa o bastante...

29 de julho,

Apesar do funcionamento do sistema estar caindo, o número de corpos dos quais temos que nos livrar não diminui. O nível de infecção aumentou e os anticorpos que usamos não são páreos para a nova mutação do vírus. Alguns dos trabalhadores foram infectados pela doença. Continuei a trabalhar, mas sempre mantenho uma arma comigo. Devo me lembrar de guardar uma bala para mim. Sinto vontade de chorar. Não quero morrer aqui. Eu juro que vou ficar louco se imaginar quão forte a dor deve ser…


Manual de segurança

“Segurança da instalação”

Já que este local é uma unidade sob o disfarce de uma fábrica deserta, os cidadãos podem entrar. Se isto acontecer, não hesite em matá-los. Se eles escolherem a rendição, prenda-os e os transfira para o laboratório como cobaias. Você será recompensado.

“Manutenção do equipamento”

Toda a unidade é controlada por um sistema de prevenção de epidemias. Quando uma contaminação é detectada na sala de tratamento ou no poço de espécimes decompostas, a unidade será automaticamente selada para isolamento. Neste caso, você deve seguir o manual para abri-la. Se a contaminação estiver acima do limite, todo o sistema será selado. Então, você deve permanecer na usina e aguardar ordens subseqüentes. Aqueles que saírem da instalação sem permissão sofrerão conseqüências extremas.


Manual do incinerador

A unidade incineradora é uma das instalações que queima os itens descartados enviados pelo laboratório. O incinerador queima o lixo que é decomposto na sala de tratamento. Também provê eletricidade à unidade através de um gerador de energia térmica. Parte desta eletricidade é armazenada em uma bateria no subsolo da instalação. Ela é utilizada como uma fonte auxiliar de força. O circuito auxiliar de energia é ativado uma ver que os três “circuitos auxiliares” são propriamente colocados em seus soquetes. Caso os circuitos não sejam conectados automaticamente, uma pessoa pode ligá-los manualmente para ativar o sistema.


Arquivo fotográfico confidencial


Na minha opinião, acho cedo demais para usar esta “Espada de Paracelsus” em uma batalha real. Porém, para obtermos o G-virus que a Umbrella desenvolveu, ela será de grande ajuda.

O poder do “Canhão sobre Trilhos” é satisfatório, mas nota que ele ainda possui alguns problemas.

Coronel da Divisão de Tecnologia,

Franklin Hart


Diário de Jill

7 de agosto,

Duas semanas se passaram desde aquele dia. Meus ferimentos se curaram, mas eu não consigo esquecer. Para a maioria das pessoas, já é história. Mas para mim, sempre que fecho meus olhos, tudo volta claramente. Zumbis comendo a carne das pessoas e os gritos de meus companheiros morrendo. Não, as feridas em meu coração ainda não estão curadas...

13 de agosto,

Chris tem causado muitos problemas recentemente. O que há com ele? Ele raramente fala com outros policiais e está sempre irritado. Outro dia, ele socou o Elran do departamento de Crimes Juvenis só por acidentalmente espirrar café no rosto de Chris. Eu o impedi, mas quando ele me viu chegando, piscou para mim e se afastou. Eu me pergunto o que aconteceu com ele...

15 de agosto,

Meia noite. Chris, que esteve de licença para umas “férias”, me ligou e eu visitei seu apartamento. Assim que entrei, ele me mostrou dois pedaços de papel. Eram partes de um relatório de pesquisa viral simplesmente chamado de “G”. Então Chris me disse que “o pesadelo continua.” Ele continuou, dizendo que “não havia acabado ainda.” Desde aquele dia, ele esteve lutando sozinho e sem descanso, sem nem mesmo me contar.

24 de agosto,

Chris deixou a cidade e foi para a Europa. Barry me disse que enviaria sua família para o Canadá e o seguiria. Decidi permanecer em Raccoon City por enquanto, pois sei que a unidade de pesquisa nesta cidade será muito importante em todo esse caso. Em mais ou menos um mês, me unirei a eles em algum lugar da Europa. É aí que minha verdadeira batalha começa...